27 abril 2011

Papel Fotográfico

PAPEL FOTOGRÁFICO, oque é? E qual sua utilização?

Papel fotográfico é o nome usado, para designar um papel revestido com uma camada de produtos químicos fotossensíveis, que são usados para a produção de impressões fotográficas. Como, ocorreram mudanças, como a fotografia digital, esse termo passou a incluir outros tipos de papeis para a impressão de imagem digital, por exemplo, e assim, o termo passou a ser de fotossensibilidade.
O papel fotográfico é exposto à luz de uma forma controlada, de diversas maneiras, através do uso de um ampliador, seja pela sobreposição de um filme negativo em contato direto com o papel, ou pela colocação de objetos sobre o próprio papel para a produção de um fotograma, como realizamos em primeiro momento em aula. Em todos os casos, o papel é posteriormente revelado para a produção de uma imagem visível.


Variedades de papéis:

Há uma grande variedade de papéis fotográficos e a sua seleção depende não só dos fatores técnicos (densidade do negativo) como também de fatores subjuntivos (assunto, gosto do laboratorista). Os papéis fotográficos possuem quatro camadas: suporte, substrato, emulsão, camada protetora.  Distinguem-se pelo tipo de emulsão, pelo acabamento da sua superfície (textura), brilho, contraste, cor e peso.
Esta escolha depende do grau de definição e reprodução tonal do assunto.
Papeis resinados: Camada de fibra aplicada ao papel, envolvendo ele e evitando que produtos químicos possam vir a regia sobre o próprio papel.
Tem vantagens por terem impermeabilidade, são banhos curtos, a secagem é rápida, tem uma fibra que protege a camada contra a umidade. Sua secagem é uniforme, o tempo de exposição é mais curto e tem estabilidade dimensional.
Logo as desvantagens são que após 50 anos, essa emulsão pode vir apresentar rachaduras em mosaico e eventualmente se desprendera do suporte. Outro problema que pode ser citado aqui é que devido ao corte no papel, a “penetração nas bordas”, permite a entrada do fixador. Deve se refilar de cada lado as cópias.
Papeis Fibra: Papeis com um peso muito maior, possuem somente o papel como suporte, para a camada de gelatina. Dão um aspecto de cartão. A Ilford chama de FB Fiber Base.
Suas vantagens são a longe permanência da imagem, o aspecto visual tátil do papel e a superioridade na qualidade da imagem. As suas desvantagens são uma secagem mais demorada, hora ao invés de minutos, durante o processo o hiposulfito pode ser absorvido pela camada baritada (camada abaixo da emulsão fotossensível, responsável por dar mais brancura a uma base mais lisa e uniforme a imagem fotográfica).
Os papeis fotográficos Ilford MULTIGRADE IV FB são papeis fotográficos à base de fibra de alta qualidade com contraste variável. Esta linha de papeis fotográficos se apresenta em duas diferentes versões: 1K de fibra brilhante e 5K de fibra mate, em diversas variações de tamanho e quantidade de folhas por pacote.

Elementos e propriedades físicas dos papéis:

TEXTURA: Extremamente lisa, rugosa, texturizada, intermediária.
Brilho: É um brilho extremamente forte ate a superfície muito fosca, oque diferencia um papel brilhante do fosco é a visualização dos pretos. O papel brilhante vai aparecer mais contrastado que o fosco, porque o preto parece mais denso ou escuro.
PESO: O peso é referente à sua espessura, leve, média, dupla, simples.
TONALIDADE: A cópia final e sua coloração dependem do tamanho dos grãos, e também é afetada por mudanças na cor da base.
Tons frios: papéis de brometos de prata. Grãos de brometo de pratas geram grãos mais grosseiros, e dão uma imagem de cor preto neutro.
Tons quentes: Papeis de cloreto de prata e cloro-brometo de prata (Ektalure da Kodak) possuem grãos bem menores e geram imagens com tons mais quentes, ou seja, marrons.

Propriedades fotográficas do papel:

Contraste: Define-se a diferença de densidade em duas áreas.
 Papeis de contraste fixo: O papel pode ser muito ou pouco contrastado, isso depende do número do grau dado pela numeração 1, 2, 3, 4,5. Quanto maior o número, mais contrastato.

Papéis de contraste variável: Usando o mesmo papel, e a utilização de filtros coloridos, é possível sensibiliza as camadas, diferentes da emulsão, as quais produziram variação de contraste. Mais vermelho, mais contraste, mais amarelo menos contraste.

Fonte: 

Schisler, Millard W.L Revelação em Preto e Branco: a imagem com qualidade SP: Martins Fontes, 1995
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_fotogr%C3%A1fico

Nenhum comentário:

Postar um comentário