26 abril 2011

Auto Retrato

Auto retrato, ou seria marca da auto-reflexão?

Estes retratos em que eu, a artista me vejo e deixo que me vejam através do espectador, foi uma experiência um pouco complicada.
 De um modo geral, o foco está sobre o rosto e, no meu caso, sempre em primeiro plano. Eu acredito que, na grande maioria dos auto-retratos que vejo, a visão do artista sobre si próprio é sombria. Por vezes a felicidade está expressa, mas as angústias, medos e frustrações com certeza aparecem mais. É claro que o ser humano não está sempre feliz, e que ninguém poderia tirar todas as fotos sorrindo, bancando um “completo palhaço”, mas o que procuro ressaltar é que gostamos mesmo de mostrar, chamar a atenção para o que é “frio”.
Quando tentei fazer algo nesse sentido, algumas caretas estranhas, o resultado não ficou bom. Tanto que acabei por fugir dessas tendências. Os meus auto-retratos têm influências em sentimentos, estados de espírito... que não deixam de ser, muitas vezes, sombrios. Mas procurei, de várias maneiras, amenizar.. diversão/felicidade/tristeza/liberdade de expressao/idealismo/pensamentos/fugas?????

Que confusão, já nem sei mais o que quero retratar.. e você, sabe como faria o seu?


Para a iluminação das fotos usei luz natural, luz disponivel e luz fotográfica.

*Luz Fotográfica - Luz Contínua, Flash

*Luz Natural - Crepúsculo

*Luz Disponível - Chamas - uma vela apenas, projetando fortes sombras; Luz amarelada 
- Lâmpada incandescente






















Nenhum comentário:

Postar um comentário