25 abril 2011

Palestra Trash The Dress



Paris não é mais bonito que Tramandai, e nem mais feio que Porto Alegre



Andre Soares veio com a proposta de nos falar sobre a nova tendência no mundo dos casamentos, chamada de Trash the Dress, mas a conversa foi muito além. Na tradução literal Trash the Dress, seria, "jogar o vestido no lixo", mas na verdade é muito mais do que isso. É o movimento fotográfico que nasceu nos Estados Unidos Da América, que visa contrastar os trajes elegantes dos noivos com locais completamente inesperados, inusitados, como por exemplo: praia, campo, urbano. A idéia é criar algo que não possa ser feito no dia do casamento. A grande sacada é encontrar um lugar que tenha a ver com o casal, que tenha algum sentido, e a ousadia fica por conta, do não pudor com os trajes. Este ensaio é sempre realizado após o casamento.
A logística, ética e estética caminham juntas com as obras e a maneira de ser/agir de André. Oque estou querendo dizer com isso, é que além de ser um inquestionável artista fotográfico é também um bom empreendedor. Ele nos contou um pouco sobre sua história da vida, desde o estúdio que abria apenas no verão, as  milhares de orações que sua mãe fazia sempre antes de revelar algum filme fotográfico, as engraçadas historias de “sem photoshop oque fazer”, são inúmeras, enfim, sua humildade principalmente, junto com seu bom humor conquistou a todos. Oque gostei muito e ele ressalto várias vezes, é seu amor por sua cidade Tramandai. André deixou bem claro que você pode ser oque quiser, não importa onde more. É claro que todos nós sabemos disto, mas é preciso viver isto também, e não apenas  falar. Ele deu um exemplo que chamou minha atenção:
Paris não é mais bonito que Tramandai, e nem mais feia que Porto Alegre. Você deve trabalhar com oque pode, e fazer o melhor com isso. A logística de suas fotos funciona bem. Existe plasticidade. Ele trabalha muito bem com os equipamentos, existe sempre ética, pois pelo que noto, são fotos que foram feitas para um bem comum, sem atrapalhar ninguém, e seus retratos são esteticamente a grande maioria, muito belos.
Andre também nos contou que contou com a sorte além do seu talento. Relatou um acontecimento que levou ele a fotografar na Europa. Realizou aqui em Porto Alegre um aniversario de 60 anos de um cirurgião plástico. Este cirurgião havia visto seu trabalho, pois o rapaz fotografou o casamento de sua sobrinha. Ele achou o trabalho excelente e contratou André para sua festa também. Alguns meses depois, André foi chamado novamente para um encontro com o cirurgião e acabou por fotografar o casamento de sua filha que morava na Holanda, mas viria para o Brasil se casar. Resumo da história, a festa foi um luxo só, durou de quinta-feira a domingo, o patriarca da família, aquele mesmo senhor citado logo a cima, realizou todos os detalhes.  A festa foi genial, o pai da noiva fez questão de misturar as duas culturas, tanto na hora da missa que foi traduzida inteira, como nas músicas.  Foi neste momento que André descobriu que o noivo era Conde, citou ele.
Passada a festa, conversa vai, conversa vem, André junto com a sua Equipe do Estúdio Paragem foram para Europa na Holanda realizar a segunda parte do casamento. A festa foi realizada nada mais, nada menos que em um Castelo. O noivo chegou com a noiva em uma bicicleta, cultura fortíssima no País. As fotos do casamento no Brasil, tanto como na Holanda, ficaram lindíssimas. Realizaram um trash do casal, na cidade de Amsterdam. Quando finalizaram o trabalho na Holanda, viajaram pela Europa realizando ensaios Trash The Dress, de todos os tipos por todas as partes.
Finalizando minhas conclusões, acredito que o modo com que André trabalha o fez crescer. Organizado, dedicado, prestativo, empreendedor e sensível. Antes de tudo, a fotografia é sensibilidade, e para fotógrafos sensíveis existe e sempre existirá espaço em qualquer mercado. Um pouco dessa sensibilidade que  ele tem é oque busco colocar diariamente em minhas fotos. A palestra com André foi em uma palavra: expressiva.

Luisa Dorr




Nenhum comentário:

Postar um comentário